Artigo da clinica de Psicologia Salute Care – São Paulo -SP

O TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade -, pode acometer tanto crianças e jovens, quanto adultos diagnosticados de forma tardia. O transtorno se caracteriza principalmente pela dificuldade em manter a atenção e concentração no dia a dia.

Por ser um transtorno muito conhecido, há também muitos mitos e desinformação sobre o assunto. Pensando nisso, preparamos um conteúdo de blog com os principais mitos e verdades sobre o TDAH. Boa leitura!

O que é TDAH?

Mais conhecido pela sua sigla, TDAH, o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade, atinge 4% da população adulta, mundialmente. Só no Brasil, há cerca de 2 milhões de adultos com o transtorno. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O transtorno também afeta de 3 a 4% das crianças, no Brasil. Mas afinal, o que é TDAH?

Como o próprio nome já diz, o TDAH se caracteriza principalmente pela desatenção e pela hiperatividade. É um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que costuma aparecer na infância. No entanto, alguns casos são diagnosticados apenas na fase adulta, após o paciente ir buscar ajuda sobre os sintomas.

O TDAH é oficialmente reconhecido como um transtorno pela OMS. Em alguns casos, também é nomeado como DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção).

Sintomas de TDAH

Além da hiperatividade e desatenção, pode haver a presença de outros sintomas, como:

  • Inquietude;
  • Agitação;
  • Ansiedade;
  • Impulsividade;
  • Demonstrar estar “avoado” ou “no mundo da lua”;
  • Esquecimentos (de tarefas, compromissos ou objetos) ou problemas de memória;
  • Dificuldade de organização e concentração;
  • Irritabilidade.

TDAH: 9 mitos e verdades

1. O TDAH é culpa dos pais – MITO

A origem do TDAH é neurobiológica e tem relação com hereditariedade. Portanto, não tem relação com a falta de educação, falta de afeto, desentendimentos ou falhas na comunicação entre pais e filhos. 

2. O diagnóstico é difícil – VERDADE

Muitos pais ou educadores costumam confundir o TDAH com ansiedade, dislexia, preguiça ou dificuldades de aprendizado, o que faz com que muitas vezes os pais demorem para levar o filho até um profissional, recebendo um diagnóstico tardio. Isso pode prejudicar a qualidade de vida do paciente.

3. O tratamento é ineficaz para adultos – MITO

O tratamento para o TDAH é efetivo em qualquer fase da vida, independente de ter sido diagnosticado cedo ou tardiamente, auxiliando, assim, em situações que possam ser prejudiciais ao paciente e na redução dos sintomas.

4. Hiperatividade, desatenção e impulsividade são as características mais marcantes do TDAH – VERDADE

Esses são os sintomas mais comuns do transtorno. No entanto, vale ressaltar que o TDAH pode ser classificado em três diferentes tipos: 

  1. TDAH tipo hiperativo/impulsivo;
  2. TDAH tipo desatento;
  3. TDAH tipo misto/combinado

5. Pessoas com TDAH são menos inteligente do que outras – MITO

Embora os pacientes com o transtorno tenham dificuldades de manter o foco e a concentração, eles podem ter um rendimento normal em tarefas escolares ou no ambiente de trabalho.

6. Outras doenças podem estar associadas ao TDAH – VERDADE

Comorbidades como dislexia, depressão, ansiedade e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), podem estar associados ao TDAH.

7. Só o tratamento com medicamentos é eficiente – MITO

Além do tratamento medicamentoso, para determinados casos, é necessário um acompanhamento multidisciplinar, envolvendo psicólogo, fonoaudiólogo e psiquiatra.

8. Quanto antes o TDAH for diagnosticado melhor para a criança – VERDADE

Quanto mais cedo for realizado o diagnóstico, mais rápido será o acesso ao tratamento.

9. Os sintomas do TDAH desaparecem no final da adolescência – MITO

Os sintomas não “somem”, no entanto, podem ter alterações, por exemplo: uma criança que tem TDAH do tipo hiperativo ou combinado e se movimenta sem parar, pode chegar à fase adulta e mudar o padrão do comportamento, ou seja, ao invés de correr de um lado para o outros, pode passar a fazer as coisas com pressa ou apresentar inquietação, mexendo mãos e pernas.

Gostou de saber mais sobre o TDAH e seus principais mitos e verdades? Esperamos ter te ajudado a entender melhor sobre o transtorno e sobre a importância do tratamento e diagnóstico precoce.

tdah-mitos-e-verdades-salute-care-blog-1.jpg
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *